sábado, 15 de outubro de 2011

Arquidiocese de Brasília celebra a festa de sua Padroeira


Santa Missa homenageia Nossa Senhora Aparecida



Cerca de 180 mil pessoas participaram no dia de ontem (12) na esplanada dos ministérios de missa solene em honra a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e de Brasília. Várias autoridades públicas estiveram no evento, entre elas, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, a esposa Ilza, o vice-governador Tadeu Filippelli e o senador Rodrigo Rollemberg. A chuva que começou no fim da tarde não desanimou os fiéis que cantaram, rezaram e celebraram o dia da Mãe de Deus.





Dia de muita alegria também para o pároco, Padre George Albuquerque, pela primeira vez à frente da Catedral Metropolitana de Brasília em uma celebração a Nossa Senhora Aparecida. Ele ressaltou a superação dos desafios na preparação da festa e agradeceu a equipe de apoio. “tivemos muitos desafios, que graças a Deus soubemos passar. Estamos preparando esse momento desde junho e foram mais de 2.500 pessoas envolvidas. Agradeço a Deus e a todos pelo êxito” Concluiu.
Tivemos outro estreante em celebrações à Mãe Aparecida em Brasília, Dom Sergio da Rocha, novo arcebispo da capital, que tomou posse em agosto. Em entrevista ao portal da Arquidiocese, ele falou de quem herdou o amor por Nossa Senhora. “Desde criança eu aprendi a ter um amor filiar à Maria. Amor que recebi de minha mãe que faz aniversário no dia de hoje e que também tem o nome de Aparecida, então pra mim é dia de dupla festa”.
Dom Sergio em sua homilia agradeceu por ver tanta gente reunida na Esplanada dando testemunho de fé em Cristo e de amor a Nossa Senhora e fez um paralelo entre o Evangelho que cita a passagem do milagre de Jesus em Caná com a necessidade de recorrermos à Maria. “O povo brasileiro está marcado pela presença da Mãe de Deus, de tal modo que a devoção mariana aparece como um dos traços genuínos de nossa identidade cultural. Mas há muita coisa a ser transformadora em nossa vida, há muita água a ser mudada em vinho nos dias de hoje. Maria continua a nos pedir pra fazer tudo o que Jesus nos disser. Peçamos sempre a sua intercessão” Recomendou.




Alma lavada e fé renovada

O carinho e a devoção por Nossa Senhora deram o tom da festa. Muitos fiéis foram à esplanada pra agradecer, outros, pedir, mas a maioria foi movida pelo amor à Mãe de Deus. Amor à prova de chuva como o de dona Raimunda Ribeiro, moradora do P. Sul, 75 anos de idade e de devoção mariana. “Sou apaixonada por Maria, ela sempre me atendeu, nunca me faltou. Hoje é um dia de graça e se chover não tem problema, eu estou feliz só de estar aqui, sairei com a alma lavada”. Disse com as mãos postas ao céu e olhar resignado.
Celebrar festa é fácil pra os jovens ainda mais quando se trata de comemorar a Padroeira do Brasil, é o que pensa Evaristo Paiva, 19, jovem de Samambaia, que apesar da pouca idade, tem uma considerável historia de vida. “Ser jovem é ser alegre. Eu já freqüentei igreja protestante e ao voltar para a Igreja Católica fui acolhido por Nossa Senhora; entrei para a Legião de Maria e aprendi a amá-la. Sou ex-seminarista e estou me preparando pra entrar na Ordem de Nossa Senhora do Carmo”. Acrescentou com um sorriso.

A celebração terminou com uma grande procissão pela esplanada dos ministérios iluminada por velas, cânticos e orações. Dom Sergio fez três paradas para conceder bênçãos aos doentes, governantes e às famílias.





















FONTE: SITE DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário