segunda-feira, 25 de julho de 2011

Ordenado Dom Ettore Dotti, Bispo da Diocese de Naviraí - MS


A missa de ordenação episcopal de dom Ettore Dotti, aconteceu na sexta-feira, 22, às 18h. Foi presidida pelo bispo da diocese de Serrinha (BA), dom Ottorino Assolari.
A ordenação contou com a presença de 12 bispos da Bahia, Sergipe, Paraná e Mato Grosso do Sul. Estiveram presentes também, o bispo auxiliar da arquidiocese de Newark, Nova Jersei, nos Estados Unidos, e natural da cidade de Nova Fátima na diocese de Serrinha, dom Edgar da Cunha; cerca de 40 padres de diversas regiões da Bahia e do Brasil e familiares e amigos italianos.
Após os ritos de ordenação o bispo de Serrinha, dom Ottorino enfatizou a importância do ministério episcopal para a Igreja e o seu múnus, Governar, Ensinar e Santificar. Em seguida, houve a confirmação do monsenhor Ettore Dotti; ocorreu a prece litânica em que a Igreja peregrina na terra se une à Igreja Celeste. O ritual seguiu com a imposição das mãos e a prece de ordenação, a unção da cabeça e entrega dos evangelhos e das insígnias.
Por fim, dom Ettore Dotti expressou sua gratidão e os desafios que espera na nova missão. “Para mim é um novo recomeço onde me entrego nas mãos de Deus com a minha pequenez diante do tamanho do desafio proposto” disse.
Dom Ottorino Assolari agradeceu por dom Ettore ter sido padre do clero da sua diocese, por ser da mesma congregação e por ter sido seu noviço no seminário, laços que se transformaram em uma sólida amizade.

Foi a primeira cerimônia de ordenação de um bispo na diocese de Serrinha que tem apenas seis anos de criação.
Nascido em Palosco, Bérgamo (Itália), no dia 1º de janeiro de 1961, mons. Dotti entrou para o Seminário da Sagrada Família, em Bérgamo, em 1983. Fez sua profissão religiosa em setembro de 1988. Cursou filosofia e teologia no Seminário Diocesano de Bérgamo e recebeu a ordenação presbiteral no dia 28 de maio de 1994. 
Mons. Dotti chegou ao Brasil em janeiro de 1995. Foi vigário paroquial, formador e ecônomo em Itapevi (SP); superior local, vigário paroquial, reitor e mestre de noviços em Itapevi (SP) e em Peabiru, no Paraná. 
Foi também administrador paroquial da paróquia de Ivailândia, no Paraná, e regional da Congregação da Sagrada Família em Jandira (SP) e em Peabiru (PR).

A nova diocese
Com uma extensão de 35.138 km2, a diocese de Naviraí nasce com uma população de 267.356. O número de católicos é de 197 mil. São 19 paróquias, 27 padres (10 diocesanos e 17 religiosos), 25 religiosas, 9 seminaristas. O território da nova diocese abrange 19 municípios: Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinheira, Japorã, Jataí, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru e Taquarussu.

Dioceses no Brasil

Com a criação da diocese de Naviraí, sobe para 275 o número das circunscrições eclesiásticas no Brasil assim distribuídas: 44 Arquidioceses, 211 Dioceses, 13 Prelazias, três Eparquias, um Exarcado, um Ordinariado para os fiéis de Rito Oriental sem Ordinário Próprio, um Ordinariado Militar e uma Administração Apostólica Pessoal.

FONTE: SITE DA CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário