terça-feira, 5 de julho de 2011

Fiéis celebram 18 anos da paróquia durante tradicionais festejos do Poty Velho


Os fiéis da Paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro da Forania Norte da Arquidiocese de Teresina celebraram na noite da segunda-feira (27), os 18 anos de fundação da paróquia. O momento festivo aconteceu durante a novena dos tradicionais festejos de São Pedro, na comunidade do Poty Velho.
 A missa campal realizada na praça do bairro Poty Velho contou com a presença de centenas de fiéis e foi celebrada pelo Frei Aguiar (pároco), Pe. Leonildo Campelo e Pe. Clodomiro de Sousa.


Durante a solenidade, Frei Aguiar lembrou um pouco da história de criação da paróquia N. Senhora do Perpetuo Socorro, ocorrida oficialmente em 27 de junho de 1993. Na época, o então Arcebispo Dom Miguel Fenelon Câmara decidiu desmembrá-la da paróquia de São José Operário tornando-a uma nova paróquia.
 “É importante destacar o trabalho missionário dos padres que por aqui já passaram e contribuíram com os avanços pastorais e, sobretudo no trabalho de evangelização. O primeiro vigário paroquial foi o padre José de Pinho (1993-2005). Depois assumiu os serviços, o padre André Negreiros (2005-2009) e desde 2010 estou à frente desta paróquia”, afirma Frei Aguiar.
 Pe. Leonildo Campelo que se diz ‘filho da paróquia’ afirma que começou a sua formação catequética ainda no inicio da paróquia com o Pe. José de Pinho. Para ele, a data enaltece o compromisso da Igreja local pela evangelização. “Apesar dos obstáculos enfrentados ao longo da caminhada, podemos dizer que a Igreja cumpre a sua missão anunciando um Jesus Vivo e presente no meio do povo”, afirma com entusiasmo.
 A ministra da Eucaristia, Conceição de Maria também comemora com alegria os 18 anos da paróquia. Ela lembra com orgulho que o seu filho Eduardo despertou no serviço pastoral da Igreja a vontade de servir mais intensamente ao Projeto de Deus. O jovem entrou numa congregação religiosa e está estudando para ser padre, conta Dona Ceiça, como é conhecida.   
 A Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro é formada pelas comunidades: Mafrense (Matriz), Itaperú, Nova Brasília, Alto Alegre e Poty Velho.


Fonte: Site da Arquidiocese de Teresina

Nenhum comentário:

Postar um comentário