sábado, 15 de janeiro de 2011

- Batismo de Jesus

O Batismo de Jesus ou Batismo de Cristo (em algumas religiões) foi um evento bíblico no qual Jesus de Nazaré foi batizado por João Batista , sendo entendido por muitos como o início do ministério apostólico de Jesus. Todos os três Evangelhos relatam essa passagem como uma vontade do próprio Jesus de se batizar para instituir o rito do Batismo como doutrina divina. Alguns entendem o Batismo de Jesus como a prova real de que este seria realmente o Filho de Deus. De acordo com a Bíblia, Jesus teria sido batizado nas margens do rio Jordão.

O Batismo
Segundo a Bíblia, Jesus já em vida adulta retornara da Galileia para onde seu primo João Batista pregava a palavra de Deus e anunciava a vinda do Filho do Homem. Segundo o Evangelho segundo Mateus, Jesus pediu para que João o batizasse, porém este hesitara, alegando que não era digno de batizar o Filho do Homem. Entretanto, João consentiu em batizar Jesus por imersão. Após Jesus ser imerso nas águas do Jordão, uma pomba branca bradou dos céus na direção de Jesus e logo ouviu-se uma voz que anunciara: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo". (Mt 3:17)
Segundo a Bíblia, principal fonte histórica acerca da vida de Yeshua, após o seu batismo, Jesus teria sido conduzido para o deserto, pelo próprio Espírito Santo, para ser tentado pelo Diabo.
De acordo com o Evangelho segundo João, ao ver Jesus, João Batista o teria identificado como "O Cordeiro de Deus, que tira o pecado o mundo." Para os mais variados grupos cristãos, o Batismo de Jesus simboliza a introdução do Batismo na vida do cristão. Para a maioria das denominações cristãs o batismo de Jesus representa o início do ministério de Jesus. O Batismo de Jesus também faz parte dos Mistérios do Santo Rosário. Como em vários pontos da vida de Jesus, seu Batismo é prenuncio da Salvação e promessa para toda humanidade, que também poderá receber o Espírito Santo na sua vida .

No Novo Testamento, João Batista é descrito como habitando a região do deserto do Mar Morto. E depois iniciou sua pregação na região da Judeia, tendo instituído o Batismo como doutrina proveniente de Deus e caminho da salvação eterna. Alguns estudiosos descrevem esta região como uma das mais corrompidas da época. Algumas tradições religiosas indicam o local de pregação de João Batista próximo a atual Ponte Allenby.
Jesus encontrou João Batista anunciando a palavra de Deus ns margens do rio Jordão e lá foi batizado por ele, marcando o início de seu ministério. Atualmente, são fomosos os locais apontados como o local exato do Batismo de Jesus.


FONTE: Wikipédia, a enciclopédia livre.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Batismo_de_Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário