quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Dom Sérgio da Rocha se Despede de Teresina


Hoje, 28/07, acontecerá ás 19h:00min na Catedral Arquidiocesana de Teresina, a missa de despedida de Dom Sérgio da Rocha da Arquidiocese de Teresina.
O arcebispo parte para Brasília, onde vai substituir o arcebispo Dom João Braz de Aviz, que foi transferido para Roma, a pedido do Papa Bento XVI.
Dom Sérgio da Rocha é o novo arcebispo da arquidiocese de Brasília, no Distrito Federal. O anúncio foi feito no dia 15/06, pelo papa Bento XVI.
Dom Sérgio, 51, vai para a capital federal transferido de Teresina (PI), onde chegou como arcebispo coadjutor, em 2007, assumindo a arquidiocese em setembro de 2008. Ele sucede a dom João Braz de Aviz que, em janeiro, foi nomeado prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, em Roma.

Na última assembleia geral da CNBB, em Aparecida (SP), dom Sérgio foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, tornando-se membro do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) e do Conselho Permanente da CNBB. No último quadriênio (2007-2011), foi presidente do Regional do Regional Nordeste 4 da CNBB, que abrange todo o estado do Piauí. 

Paulista de Dobrada, dom Sérgio nasceu no dia 21 de outubro de 1959. Fez o curso de filosofia no Seminário de São Carlos (SP) e de teologia em Campinas (SP). Ordenado padre no dia 14 de dezembro de 1984, fez mestrado em Teologia Moral na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

Nomeado bispo auxiliar de Fortaleza (CE) em 13 de junho de 2001, recebeu a ordenação episcopal no dia 11 de agosto do mesmo ano. Como bispo, foi membro das Comissões da CNBB: para a Doutrina (2002-2007), Mutirão para Superação da Miséria e da Fome (2001-2004), para os Ministérios Ordenados e da Vida Consagrada (2007-2011). Neste mesmo período, foi presidente do Departamento de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam). Exerceu, também, várias funções nos Regionais da CNBB Nordeste 1 (Ceará) e Nordeste 4 (Piauí).
Em sua última celebração de Corpus Christi o arcebispo Dom Sérgio da Rocha comentou que sente muito por estar se despedido da cidade, mas aproveitou para dizer que não vai esquecer dos amigos que fez em Teresina "Criei um laço de amizade muito grande e importante aqui. Visitei e passei vários dias em muitas comunidades de Teresina, conhecendo as paróquias e a população. Construí laços de amor fraterno que vão me acompanhar em qualquer lugar", comentou o arcebispo. E aproveitou para dizer "Eu não vou deixar as pessoas daqui. Só vou mudar de casa, não vou embora. Pretendo voltar para celebrar aqui algumas vezes, se isso não for atrapalhar a agenda da arquidiocese, claro", e completou, enquanto as pessoas iam até ele para se despedir "Vou, mas levo Teresina no coração".
  

Dom Sérgio fez um grande trabalho enquanto Arcebispo da Arquidiocese de Teresina, é também responsável em grande parte pelo bom desempenho e crescimento que nossa Arquidiocese teve nos últimos anos durante o seu governo como Bispo da mesma e com ele vai a nossa motivação na nova missão que irá assumir  na Arquidiocese de Brasilia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário