terça-feira, 26 de julho de 2011

Festa de Santa Ana e São Joaquim

26 de JULHO
Santa Ana e São Joaquim



Ana e seu marido Joaquim já estavam com idade avançada e ainda não tinham filhos. O que, para os judeus de sua época, era quase um desgosto e uma vergonha também. Os motivos são óbvios, pois os judeus esperavam a chegada do messias, como previam as sagradas profecias.

Assim, toda esposa judia esperava que dela nascesse o Salvador e, para tanto, ela tinha de dispor das condições para servir de veículo aos desígnios de Deus, se assim ele o desejasse. Por isso a esterilidade causava sofrimento e vergonha e é nessa situação constrangedora que vamos encontrar o casal.

Mas Ana e Joaquim não desistiram. Rezaram por muito e muito tempo até que, quando já estavam quase perdendo a esperança, Ana engravidou. Não se sabe muito sobre a vida deles, pois passaram a ser citados a partir do século II, mas pelos escritos apócrifos, que não são citados na Bíblia, porque se entende que não foram inspirados por Deus. E eles apenas revelam o nome dos pais da Virgem Maria, que seria a Mãe do Messias.

No Evangelho, Jesus disse: "Dos frutos conhecereis a planta". Assim, não foram precisos outros elementos para descrever-lhes a santidade, senão pelo exemplo de santidade da filha Maria. Afinal, Deus não escolheria filhos sem princípios ou dignidade para fazer deles o instrumento de sua ação.

Maria, ao nascer no dia 8 de setembro de um ano desconhecido, não só tirou dos ombros dos pais o peso de uma vida estéril, mas ainda recompensou-os pela fé, ao ser escolhida para, no futuro, ser a Mãe do Filho de Deus.

A princípio, apenas santa Ana era comemorada e, mesmo assim, em dias diferentes no Ocidente e no Oriente. Em 25 de julho pelos gregos e no dia seguinte pelos latinos. A partir de 1584, também são Joaquim passou a ser cultuado, no dia 20 de março. Só em 1913 a Igreja determinou que os avós de Jesus Cristo deviam ser celebrados juntos, no dia 26 de julho.


FONTE: Site Paulinas Online

Padre faz campanha contra uso de roupas escandalosas em Igreja

Por Mônica Bergamo (Folha de São Paulo)
O padre Michelino Roberto, da igreja Nossa Senhora do Brasil, na avenida Brasil, uma das mais requintadas de São Paulo, está em uma feroz campanha pelos bons modos de seus fiéis. Ele está incomodado com pessoas que vão de bermuda e chinelo às missas, falam ao celular e, nos casamentos, exibem busto e costas em decotes exuberantes.
“Estou, sim, numa campanha, tentando formar a consciência dos fiéis para se vestirem bem, de forma adequada a uma cerimônia sagrada. Já me senti constrangido de ver no altar pessoas usando decotes excessivamente ousados”, diz ele.
Nos casamentos, o negócio “pega pesado”, segundo o religioso. “Porque aí entra a ditadura da moda, a ditadura da malhação, em que a pessoa, para valer alguma coisa, tem que ter um corpo vistoso. A gente impôs algumas regras e temos pedido aos noivos que conversem com seus padrinhos e convidados para virem vestidos de forma que respeite a virtude do pudor”, diz o padre à repórter Thais Bilenky.
No Vaticano, lembra Michelino, seguranças impedem que pessoas vestidas com regatas ou bermudas entrem nos templos. “O brasileiro já é, culturalmente, mais desleixado. Ele vê a igreja como uma extensão da casa dele, cê tá entendendo? Ele tem um tal nível de familiaridade que acaba vindo de uma forma inadequada.”
Há alguns dias, Michelino estava organizando um evento no Jockey Club de SP e um de seus funcionários foi impedido de entrar no restaurante local porque estava de bermuda. “Caiu a ficha! Eu estava pegando leve na igreja”, lembra o padre.
Muitos fiéis têm ido às missas de sábado e de domingo de bermuda, chinelo de dedo e camiseta. “Você percebe que o cara depois vai para o clube numa boa”. A paróquia fica no Jardim Paulista, perto dos clubes Pinheiros, Paulistano e Harmonia. “Olha, o verão tá chegando. Cuidado com o modo como você vem vestido [à igreja]“, repete o pároco durante as celebrações.
O padre até convidou a consultora Élide Helzel para escrever no “Guia de Noivos 2011″ da paróquia. “Um colo menos descoberto, uma manguinha, um bolero não tiram de forma alguma a graça do modelo e a beleza da noiva e das madrinhas. Ao contrário, vão revesti-las de um certo ar de mistério que até aumenta seu encanto”, escreve Élide.
Agora, pede-se às mulheres que aderem a cortes mais ousados que se cubram com echarpes.
Para as desprevenidas, a igreja reserva um cabide com xales, de todas as cores e tons, para que não falte um que combine com seus vestidos. Gabriela Mendonça, 24, chegou ao casamento de Daniele Fiumari no sábado, 19 de março, usando um tomara que caia azul. Foi interceptada pela cerimonialista Carolina Soares, que a levou à sala de espera dos padrinhos e lhe apresentou ao cabide.
“É chato, né? Eu não sabia que precisava [de echarpe]“, reclama a madrinha. A prima da noiva, Natália Fiumari, 22, se certifica de que Gabriela achou uma echarpe e tranquiliza sua mãe. “Mas esse padre é um chato. Ele implica com tudo, com o decote, com os ombros, com as costas!”, desabafa Natália.
Carolina é filha de Bráz Geraldo Soares, 57, cerimonialista da Nossa Senhora do Brasil há 37 anos. Para ele, “a fase mais crítica, graças a Deus, já passou”. “Para você ver como estamos melhor, hoje [sábado], foram seis casamentos e só dois casos [de madrinhas que precisaram de echarpes].” Sua filha fica na entrada identificando os vestidos “críticos”. “Algumas [mulheres] estão completamente fora do padrão.”
Élide, a consultora de noivas, afirma que é possível ser “sensual” sem ser “vulgar”. “Não sou nenhuma puritana, mas se você está num ambiente religioso, não custa se cobrir um pouco mais.” Ela sugere modelos com alças e/ou caudas removíveis, para “a noiva se mostrar mais comportada na igreja do que na festa”.
As primeiras reclamações partiram de fiéis que relataram seu incômodo aos padres. Lucy Di Cunto, 70, acha um “absurdo”: “Vi uma moça com vestido de alça, as costas todas à mostra e o peito de fora. Outra estava de tomara que caia e legging. Não sei o que está acontecendo”. Ela frequenta as missas de domingo. “Viajo o mundo e não é assim. O padre está coberto de razão.”
Rosemeire Slavim e o marido, o nova-iorquino Eoin Slavim, 52, também concordam com o padre Michelino. “É como ele falou outro dia: parece que as pessoas estão indo à praia. Em NY, elas se arrumam para ir à missa”, compara Rosemeire.
A fiel Wanda Arroyo Lima, 84, lembra que “antigamente, o padre da minha cidade [Monte Azul Paulista] mandava quem estava vestido inadequadamente se retirar da igreja. Simplesmente não permitia. A igreja é a casa de Deus”.
A paróquia Nossa Senhora do Brasil é palco de casamentos famosos, como os do conde Chiquinho Scarpa e Carola Oliveira e o do piloto de F-1 Felipe Massa e Raffaela Bassi. As cerimônias no templo custam, em média, R$ 20 mil, mais R$ 2.500 para reserva da data, feita com antecedência de pelo menos dois anos.
“Quando cheguei aqui, há quase quatro anos, me incomodava muito essa imagem comercial que existia da igreja, dos casamentos glamourosos”, afirma o padre Michelino Roberto. “Falei: “Um ponto que precisa ser trabalhado é que [aqui] deixe de ser a paróquia casamenteira e passe a ser a paróquia promotora da família”.”
FONTE: Site da Paróquia Nossa Senhora do Brasil 

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Ordenado Dom Ettore Dotti, Bispo da Diocese de Naviraí - MS


A missa de ordenação episcopal de dom Ettore Dotti, aconteceu na sexta-feira, 22, às 18h. Foi presidida pelo bispo da diocese de Serrinha (BA), dom Ottorino Assolari.
A ordenação contou com a presença de 12 bispos da Bahia, Sergipe, Paraná e Mato Grosso do Sul. Estiveram presentes também, o bispo auxiliar da arquidiocese de Newark, Nova Jersei, nos Estados Unidos, e natural da cidade de Nova Fátima na diocese de Serrinha, dom Edgar da Cunha; cerca de 40 padres de diversas regiões da Bahia e do Brasil e familiares e amigos italianos.
Após os ritos de ordenação o bispo de Serrinha, dom Ottorino enfatizou a importância do ministério episcopal para a Igreja e o seu múnus, Governar, Ensinar e Santificar. Em seguida, houve a confirmação do monsenhor Ettore Dotti; ocorreu a prece litânica em que a Igreja peregrina na terra se une à Igreja Celeste. O ritual seguiu com a imposição das mãos e a prece de ordenação, a unção da cabeça e entrega dos evangelhos e das insígnias.
Por fim, dom Ettore Dotti expressou sua gratidão e os desafios que espera na nova missão. “Para mim é um novo recomeço onde me entrego nas mãos de Deus com a minha pequenez diante do tamanho do desafio proposto” disse.
Dom Ottorino Assolari agradeceu por dom Ettore ter sido padre do clero da sua diocese, por ser da mesma congregação e por ter sido seu noviço no seminário, laços que se transformaram em uma sólida amizade.

Foi a primeira cerimônia de ordenação de um bispo na diocese de Serrinha que tem apenas seis anos de criação.
Nascido em Palosco, Bérgamo (Itália), no dia 1º de janeiro de 1961, mons. Dotti entrou para o Seminário da Sagrada Família, em Bérgamo, em 1983. Fez sua profissão religiosa em setembro de 1988. Cursou filosofia e teologia no Seminário Diocesano de Bérgamo e recebeu a ordenação presbiteral no dia 28 de maio de 1994. 
Mons. Dotti chegou ao Brasil em janeiro de 1995. Foi vigário paroquial, formador e ecônomo em Itapevi (SP); superior local, vigário paroquial, reitor e mestre de noviços em Itapevi (SP) e em Peabiru, no Paraná. 
Foi também administrador paroquial da paróquia de Ivailândia, no Paraná, e regional da Congregação da Sagrada Família em Jandira (SP) e em Peabiru (PR).

A nova diocese
Com uma extensão de 35.138 km2, a diocese de Naviraí nasce com uma população de 267.356. O número de católicos é de 197 mil. São 19 paróquias, 27 padres (10 diocesanos e 17 religiosos), 25 religiosas, 9 seminaristas. O território da nova diocese abrange 19 municípios: Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinheira, Japorã, Jataí, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru e Taquarussu.

Dioceses no Brasil

Com a criação da diocese de Naviraí, sobe para 275 o número das circunscrições eclesiásticas no Brasil assim distribuídas: 44 Arquidioceses, 211 Dioceses, 13 Prelazias, três Eparquias, um Exarcado, um Ordinariado para os fiéis de Rito Oriental sem Ordinário Próprio, um Ordinariado Militar e uma Administração Apostólica Pessoal.

FONTE: SITE DA CNBB

segunda-feira, 18 de julho de 2011

- Votos Perpétuos de Frei Aguiar e Frei Clemilson


Na Festa Do Sagrado Coração de Jesus, Pe. Frei José Edinaldo de Aguiar e Frei Clemilson dos Santos Araújo, do Instituto dos Servos do Preciosíssimo Sangue e dos Sagrados Corações, Professaram juntos os votos de Pobreza, Castidade e Obediência,  assim se consagrando perpetuamente á Deus no Instituto dos Servos, Pe. Raniery Alencar Moura, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Graças (Buenos Aires) vigário da forania norte e amigo do Instituto, presidiu a celebração da Santa Missa, se fizeram presentes também como co-celebrantes Pe. Martinho Antônio de Freitas Costa e Pe. Manoel Gomes de Matos também amigos do Instituto, a missa  aconteceu no dia 01 de Julho de 2011 ás 19h:00min, na Igreja da Sagrada Família (Itaperu), onde muitos amigos das diversas paróquias onde os professos já realizaram trabalhos pastorais, religiosos e religiosas, vocacionados e familiares, se fizeram presentes para prestigiar o momento, juntamente com os votos dos dois Frades o Instituto dos Servos do Preciosissimo Sangue completou no mesmo dia 26 anos de fundação, uma grande alegria pra todos os Frades dos Instituto que tem atualmente como Superior Geral, Frei Gebson Ramos Nascimento, que demonstra em seu trabalho também a grande alegria em poder continuar junto com seus confrades o projeto que o fundador, Monsenhor Francisco João Magalhães Dalto iniciou. Ao final da missa uma bela confraternização foi preparada para todos.



















                                    

Por: Luis Araújo



terça-feira, 5 de julho de 2011

Novo Arcebispo de Brasilia, Dom Sérgio da Rocha recebe pálio do Papa.

O papa Bento XVI celebrou no último dia 29/06 a missa em ação de graças em comemoração aos 60 anos de sua ordenação sacerdotal, na Basílica de São Pedro.
 Ao longo da cerimonia, também houve a entrega do Pálio aos novos arcebispos metropolitanos nomeados ao longo do ultimo ano, entre os quais sete brasileiros, destacando-se dom Sergio da Rocha, novo arcebispo de Brasília, e dom Pedro Brito, arcebispo de Palmas.








Fonte: Site da Arquidiocese de Teresina.

Fiéis celebram 18 anos da paróquia durante tradicionais festejos do Poty Velho


Os fiéis da Paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro da Forania Norte da Arquidiocese de Teresina celebraram na noite da segunda-feira (27), os 18 anos de fundação da paróquia. O momento festivo aconteceu durante a novena dos tradicionais festejos de São Pedro, na comunidade do Poty Velho.
 A missa campal realizada na praça do bairro Poty Velho contou com a presença de centenas de fiéis e foi celebrada pelo Frei Aguiar (pároco), Pe. Leonildo Campelo e Pe. Clodomiro de Sousa.


Durante a solenidade, Frei Aguiar lembrou um pouco da história de criação da paróquia N. Senhora do Perpetuo Socorro, ocorrida oficialmente em 27 de junho de 1993. Na época, o então Arcebispo Dom Miguel Fenelon Câmara decidiu desmembrá-la da paróquia de São José Operário tornando-a uma nova paróquia.
 “É importante destacar o trabalho missionário dos padres que por aqui já passaram e contribuíram com os avanços pastorais e, sobretudo no trabalho de evangelização. O primeiro vigário paroquial foi o padre José de Pinho (1993-2005). Depois assumiu os serviços, o padre André Negreiros (2005-2009) e desde 2010 estou à frente desta paróquia”, afirma Frei Aguiar.
 Pe. Leonildo Campelo que se diz ‘filho da paróquia’ afirma que começou a sua formação catequética ainda no inicio da paróquia com o Pe. José de Pinho. Para ele, a data enaltece o compromisso da Igreja local pela evangelização. “Apesar dos obstáculos enfrentados ao longo da caminhada, podemos dizer que a Igreja cumpre a sua missão anunciando um Jesus Vivo e presente no meio do povo”, afirma com entusiasmo.
 A ministra da Eucaristia, Conceição de Maria também comemora com alegria os 18 anos da paróquia. Ela lembra com orgulho que o seu filho Eduardo despertou no serviço pastoral da Igreja a vontade de servir mais intensamente ao Projeto de Deus. O jovem entrou numa congregação religiosa e está estudando para ser padre, conta Dona Ceiça, como é conhecida.   
 A Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro é formada pelas comunidades: Mafrense (Matriz), Itaperú, Nova Brasília, Alto Alegre e Poty Velho.


Fonte: Site da Arquidiocese de Teresina

Multidão acompanha procissão fluvial de São Pedro até o Poty Velho

Cerca de trezentas pessoas foram ao embarque da imagem e outras mais são esperadas no Poty Velho.


Centenas de pessoas se aglomeraram na avenida Maranhão, na tarde da quarta-feira (29), na procissão de São Pedro. A população se aglomerou em frente ao Iate Clube, bairro Matinha, zona Norte de Teresina, de onde às 16h10min a imagem do santo saiu de barco nas águas do rio Parnaíba.


Padroeiro dos pescadores, São Pedro teve sua imagem recebida com aplausos da população e fogos de artifício. Frei Aguiar comanda a procissão que continuou pelo rio Parnaíba em quatro barcos, além de embarcações particulares que seguiram a imagem. O destino final é o encontro com o rio Poti, no bairro Poty Velho. Cerca de trezentas pessoas acompanharam o embarque.


Ernesto Batista, presidente do Iate Clube, disse que há muitos anos a agremiação segue as embarcações de alguns sócios para auxilia-los durante o trajeto. Ele acredita na crença de que a benção das águas manterá o rio com peixe para os pescadores.



Muito emocionada, Donatilha Carvalho, 77 anos, contou que a maior graça por ela alcançada com a ajuda de São Pedro foi a proteção de seus filhos, que moram longe e nunca tiveram problemas. Ela afirma participar da procissão todos os anos.


Esposa de pescador, Selma Aragão levou o filho Marcelo, de um mês e dois dias, para pagar uma promessa. Com problemas de pressão alta, ela temia que o bebê nascesse com a saúde complicada e prometeu a São Pedro levar a criança para a primeira procissão realizada assim que nascesse. 


O acesso a veículos foi fechado no encontro dos rios para a chegada da procissão. No local, já se encontram mais pessoas que na concentração. Pouco antes de 17h, o barco com a imagem de São Pedro foi recebido por mais de mil pessoas. A procissão seguiu em um caminhão pelas ruas do Poty Velho para ser encerrada com uma missa na praça do bairro, que também marca o fim dos festejos.


Exemplo de fé
Aos 90 anos, com muita dificuldade para caminhar, Paula Gonçalves Pereira alugou um carro para participar da procissão, como faz todos os anos. "Eu sou a mulher de um dos pescadores do Poti mais antigos, que fez esse festejo acontecer", contou a esposa do pescador Cajueiro, um dos incentivadores da festa, já falecido.


O esforço é para pedir a benção de São Pedro. "Eu peço saúde e felicidade, não só para mim, mas para todo mundo, inclusive para você", completa a aposentada.





ASSISTA O VIDEO:



Fonte: Cidade Verde.com

Jordana Cury (especial para o Cidadeverde.com)
Fábio Lima (da Redação)
















Festejos de São Pedro reúne fiéis no Poty Velho

                                                 
Durante nove dias, o bairro mais antigo de Teresina, Poty Velho, na zona Norte, recebeu os Festejos de São Pedro, tradicionalmente celebrado no estado.

Uma missa campal abriu oficialmente os festejos no bairro, que contou com a participações dos fiéis que não fogem à tradição.

Sobre o santo

São Pedro, o apóstolo e o pescador do lago de Genezareth, foi um homem de origem humilde, que ficou responsável pela fundação da Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa.

O santo é conhecido como o protetor das viúvas e dos pescadores. São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Outra tradição é realizada por todos aqueles receberam seu nome, na qual devem acender fogueiras na porta de suas casas. 

Após a sua morte, São Pedro foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover. 





ASSISTA O VIDEO:

http://portaldaclube.globo.com/Videos/video.php?hash=23641e9b8df2180550d9b6c35687c16e&video=2549

Fonte: Potal da Clube.com